Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Me defino como que nada me define

Há quem diga que estamos vivendo agora uma crise irreversível de identidade, que é algo surgido no final do século passado a partir do mundo globalizado e que toma cada vez mais força nesse início de milênio. Há quem olhe a questão pelo ponto de vista social, há quem considere os aspectos economicos e de mercado, outros preferem um olhar psicologizante de todo e qualquer processo, e por aí vai... eu não sei. Talvez eu prefira olhar e não entender, ou não tentar entender a patir de ferramentas das quais pouco tem nos ajudado (mesmo, muito pouco têm nos ajudado as áreas do conhecimento segmentadas que surgem aos montes em benefício de tão só aumentar o nosso arsenal tecnicista, ao invés de criar processos de construção e desconstrução ininterrupto de conhecimento). Só olhar que a identidade (a minha, a sua, a do centro, a da periferia, a de sua etnia, a de sua condição social) é coisa do passado e a moda infelizmente ainda não é a de aceitar que a diversidade se apresente como é. Os nazistas apresentaram o seu ponto de vista sobre a identidade, aquela que vem de fora para dentro, de quem TE olha e não de quem SE olha. Sistematizaram níveis de identidade nos campos de concentração a partir de triângulos fixados nas vestes dos prisioneiros. Os judeus usavam o triangulo negro, os ciganos o marrom, o homossexuais os rosas, os dissidentes políticos os vermelhos. E vemos hoje toda uma reprodução de valores e preconceitos com "identidades" fixadas por hegemonias que misturam como bem entendem poder assassino e cultura. Minha família provavelmente usou um triângulo negro, ou marrom, não sabemos ao certo, antes de vir para o Brasil. E nossa história ficou perdida em algum navio transatlantico. Quando paro e penso se minha origem me define, penso que não. Nada me define, na verdade, além de que me defino como que nada me define.

 





 redbiancoenero.wordpress.com/2010/01/25/porrajmos-lo-sterminio-dimenticato-dei-rom-2010/

7 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://datingdirectlyservices.com/#lckyf]guys dating[/url] - relationships dating , http://datingdirectlyservices.com/#maegu dating

Vander xCHEx disse...

Extremamente lindo, lembrando que na psicologia o indivíduo é representado como um Triângulo, que foda né?
Reproduções de situações que muito passam despercebidos, mas como vc mesmo disse: pra que ter definições? Sendo que nem somos tão definidos - e nunca seremos... Abracios.

Anônimo disse...

You really make it seem really easy along with your presentation but I
find this topic to be really something which I think I would never understand.
It kind of feels too complex and very vast for me. I am looking forward to your subsequent put up, I'll try to get the hold of it!

Also visit my web site: Www.Hyperagon.Com

Anônimo disse...

Hello there! Do you know if they make any
plugins to protect against hackers? I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on.
Any recommendations?

Here is my blog post - dominos pizza vouchers

Anônimo disse...

Because the admin of this web site is working, no doubt very shortly it will be well-known, due to its quality contents.



Here is my site ... dominos discount vouchers

Anônimo disse...

Hey there! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you
I genuinely enjoy reading through your blog
posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal with the same subjects?
Thanks!

Look at my webpage - peddlerspond.Com

Anônimo disse...

Hello, yes this article is truly good and I have learned lot of things from it about blogging.
thanks.

My page; Funky fashion Jewellery